quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Consciência Feminina X Impacto Ambiental

Minimizando o impacto causado pelo uso de absorventes descartáveis


Você já parou para pensar no lixo gerado pelo uso de absorventes descartáveis?
Uma mulher, durante seu ciclo reprodutivo, utiliza de 10 a 15 mil absorventes, que demoraram cerca de 100 anos para se decomporem.
Além disto, os absorventes descartáveis contém substâncias químicas nocivas a saúde da mulher. Muitas mulheres tem alergias e outros problemas por causa disto, mas na maioria das vezes nem se dão conta.
 O Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica desenvolveu os ABSORVENTES ECOLÓGICOS que prometem diminuir o impacto causado pelos absorventes comuns (descartáveis).
No Brasil poucas pessoas conhecem, são mais difundidos na Europa e EUA, onde existem mais consumidores para produtos ecológicos.
Absorventes Ecológicos
São absorventes reutilizáveis e biodegradáveis, produzidos em tecido de algodão. Tem abas que prendem na calcinha tão bem quanto um absorvente descartável. Duram de 6 a 10 anos, conforme o cuidado que se tenha.
Como usar?
É como um absorvente descartável, porém após utiliza-lo, deixar de molho na água por algumas horas (ou de um dia para o outro), sem sabão. Esta água rica em nutrientes pode ser utilizada para regar as plantas e assim você estará reciclando seu ciclo! Depois, você pode lavar direto ou deixar mais um pouco de molho na água e sabão (caso necessário). Para sair as manchas é só deixar quarando no sol com sabão de coco. Pode também ser lavado na máquina de lavar. O absorvente ecológico é como uma calcinha, e deve ser lavado com o mesmo cuidado. Para aumentar a durabilidade utilizar sabão neutro ou de coco e sabão em pó de coco. Não usar alvejantes, além de poluir a água você estará diminuindo a durabilidade de seu absorvente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário